Tutor do grupo PET- Engenharia Florestal da UTFPR-DV participa de evento Nacional de Extensão Universitária no MEC
Durante os dias 02 a 04 de dezembro de 2014, ocorreu em Brasília, o 1º Encontro Nacional do Programa de Extensão Universitária – PROEXT. O evento reuniu todos os coordenadores de projetos e programas aprovados pelo Ministério da Educação nos editais Proext 2014 e 2015, contando com a participação de nove professores da UTFPR dos diversos campus.
O Proext é um programa que é realizado pelo MEC desde 2003, tendo avançado anualmente no seu aporte de recursos, via edital, para a extensão universitária do Brasil, alcançando, em 2015, R$ 85 milhões em recursos.
Por parte da UTFPR-DV, que foi contemplada com recursos no edital Proext 2014 em projeto de caracterização da cadeia produtiva de base florestal madeireira de Dois Vizinhos, coordenado pelo Professor Eleandro José Brun, a participação no evento foi importante não somente para mostrar os resultados do projeto, mas para a articulação de estratégias de extensão universitária junto ao MEC e as mais de 120 universidades federais, estaduais, municipais e comunitárias participantes do evento.
O projeto coordenado pelo Professor Eleandro tem o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos, através do Núcleo de Responsabilidade Social e Empresarial e da Prefeitura Municipal. Está em execução pela equipe de bolsistas e professores colaboradores do projeto, com apoio do Grupo PET Engenharia Florestal e da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR-DV.
Grupo PET- Engenharia Florestal Apoia Projeto de Coleta de lixo Eletrônico em Dois Vizinhos -PR
No último dia 22 de novembro ocorreu, na cidade de Dois Vizinhos, a campanha 2015 de coleta de lixo eletrônico, atividade de grande importância sócio-ambiental realizada pelo NURSE/ACEDV (Núcleo de Responsabilidade Social e Empresarial), com apoio da empresa PEMA, responsável pela coleta e destinação de resíduos em Dois Vizinhos.
O NURSE é composto por diversas entidades, entre elas a UTFPR, através da qual o grupo PET Engenharia Florestal tem atuado em atividades de grande importância social e ambiental, envolvendo professores e alunos.
Como resultado, foram coletados mais de mil quilos de lixo eletrônico, material que, caso não corretamente destinado, pode causar diversos e graves problemas ambientais e de saúde.
O Grupo PET Engenharia Florestal alerta a toda a população que fique atenta à Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma vez que o princípio da logística reversa prevê a responsabilidade de pessoas físicas e jurídicas em relação à devolução de equipamentos e materiais usados aos revendedores e fabricantes.
Grupo PET- Engenharia Florestal promove o 4º Seminário de Atitudes Cotidianas que Melhoram o Meio Ambiente com o tema: Educação Para a Gestão Ambiental na UTFPR-DV
O grupo PET Eng. Florestal promoveu nos dias 24 ao 27/11 o 4º Seminário de Atitudes Cotidianas (SAC) que Melhoram o Meio Ambiente, esse ano com o tema: Educação para Gestão Ambiental da UTFPR - DV. Durante o evento foram ministradas palestras sobre resíduos sólidos, defensivos agrícolas, coleta e tratamento de esgoto e diretrizes para gestão ambiental do Câmpus. Com os assuntos abordados os participantes puderam ficar mais informados sobre o que ocorre no Câmpus que estudam e/ou trabalham, e assim soluções para alguns problemas foram levantadas no decorrer do SAC. De maneira geral, o evento conseguiu instigar os participantes a ter uma visão mais crítica sobre a gestão ambiental, e em menor ou maior escala buscar solucionar os mesmos, seja melhorando suas próprias atitudes, ou dando ideias coletivas de como tornar o ambiente mais sustentável.
O PET Engenharia Florestal agradece a todos que contribuíram de maneira direta ou indireta, para que a realização do evento fosse possível.
O grupo PET Eng. Florestal esteve presente no IV Encontro dos grupos PET da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O encontro foi realizado no Câmpus Ponta Grossa nos dias 14,15 e 16 de novembro.
Este ano o tema abordado foi: “Unindo Conhecimento pela Inovação” e com base no mesmo, os petianos puderam trocar experiências com os outros grupos PETs da UTFPR e apresentar suas atividades desenvolvidas dentro do grupo. Além disso, os participantes assistiram a uma palestra ministrada pelo vice-reitor da UTFPR Luiz Alberto Pilatti, ressaltando os valores e a importância do acadêmico em ter o contato com o ensino, pesquisa e extensão dentro da instituição, para uma boa formação profissional. No próximo ano, o V Encontro dos Grupos PET’s da UTFPR, será realizado no Câmpus Curitiba.
Grupo PET- Engenharia Florestal participa no IV Encontro dos grupos PET da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Grupo PET- Engenharia Florestal participa do XVIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana
Nos dias 9, 10, 11 e 12 de novembro os integrantes do grupo PET - Engenharia Florestal participaram do XVIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana na cidade do Rio de Janeiro -RJ que incentivou a reflexão sobre a relação entre Cidades, Pessoas e Árvores a partir de troca de experiências, onde foram comentados sobre a profissão, planejamento e incentivo de implantação para que se mantenha e acrescente na arborização urbana.
Os trabalhos apresentados no CBAU foram orientados por três eixos principais sendo eles: O planejamento e gestão das florestas urbanas; Tecnologias aplicada à silvicultura urbana e Política, legislação e educação para proteção de árvores urbanas.
Nos dias 9, 10, 11 e 12 de novembro os integrantes do grupo PET - Engenharia Florestal participaram do XVIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana na cidade do Rio de Janeiro -RJ onde apresentaram trabalhos científicos produzidos pelos mesmos. Os trabalhos foram apresentados em forma de banners durante todos os dias do congresso, cada participante do mesmo poderia visualizar e perguntar sobre qualquer duvida relacionada aos trabalhos apresentados.
O grupo PET enviou seis trabalhos para apresentação no congresso que foi representado por três petianos junto ao tutor do Grupo PET- Engenharia Florestal.
Trabalhos científicos produzidos por petianos são apresentados no XVIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana
Realizado encontro dos petianos de Engenharia Florestal da UTFPR-DV com petianos de Engenharia Florestal da UFRA de Manaus
Nos dias 9, 10, 11 e 12 de novembro o grupo PET- Engenharia Florestal participou do Congresso Brasileiro de Arborização Urbana na cidade do Rio de Janeiro -RJ. Na ocasião ocorreu um encontro inusitado entre os Petianos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- câmpus Dois Vizinhos e os Petianos da Universidade Federal Rural da Amazônia- câmpus Manaus. Assim os mesmos trocaram experiência tanto sobre o assunto do congresso como na aprendizagem de vida em outros estados brasileiros.
Após o encerramento das atividades do dia 11 de novembro os petianos PET- Engenharia Florestal junto com os Petianos de Manaus e um amigo da Embrapa- Manaus visitaram o Jardim Botânico onde se coloca a missão de " promover, realizar e difundir pesquisar científicas, com ênfase na flora, visando á conservação e á valoração da biodiversidade, bem como realizar atividades que promovam a integração da ciência, educação, cultura e natureza".
Visite o site do Jardim Botânico - clique aqui
Grupo PET e equipe do colégio Leonardo da Vinci dão início a projeto paisagístico
No dia 01 de novembro integrantes do grupo PET - Engenharia Florestal juntamente com professores do Colégio Leonardo da Vinci de Dois Vizinhos-PR realizaram a limpeza da área de estacionamento do colégio, principalmente a retirada de entulhos, e posterior demarcação dos locais que irão ser plantadas as árvores do projeto de arborização do estacionamento. Além do plantio de árvores no estacionamento, tendo como objetivo sombra para os automóveis dos funcionários do colégio, também serão plantadas árvores no pátio, para daqui alguns anos alunos e funcionários possam ter nesse ambiente uma boa sombra para passarem seus momentos de intervalo das aulas.
Acompanhamento de alunos de ensino fundamental em visita à UTFPR - Campus DV
No dia 31 de outubro a UTFPR - DV recebeu a visita de alunos de ensino fundamental da Escola Municipal Santana do município de São Jorge - PR. As turmas foram do 3º , 4º e 5º ano, onde Petianos do PET - Engenharia Florestal, PET - Agricultura Familiar, PET - Produção Leiteira e PET - Zootecnia acompanharam as crianças nas Unidades de Pesquisa e Extensão na Fazenda do Câmpus. Com o objetivo de mostrar as atividades que são exercidas dentro da universidade.
Grupo PET Engenharia Florestal realiza viagem para o
'' I Workshop de Tecnologias Florestais ''
Nos dias 23 e 24 de outubro o grupo PET Engenharia Florestal organizou uma viagem para o evento “ Workshop de Tecnologia Florestais” realizado pelo grupo PET Floresta da UFPR Curitiba, da qual participaram os petianos juntamente com acadêmicos do curso de Engenharia Florestal, o evento acontenceu no centro de Ciências Florestais e da Madeira (CIFLOMA)- Universidade Federal do Paraná. No primeiro dia o evento contou com 7 palestrantes que abordaram vários temas relacionados a cadeia produtiva florestal com enfoque em tecnologias florestais, no segundo dia o evento teve continuidade na Fazenda Experimental Canguiri onde os participantes puderam entrar em contato com produtos e tecnologias florestais e com os projetos desenvolvidos pelo grupo PET Floresta.
Curso: AutoCAD (Modulo I)
No dia 13/10/2014 iniciou-se mais um curso organizado pelo grupo PET Eng. Florestal, o curso está sendo ministrado pela Petiana Aline Germano, além da Professora Drª. Madalena. O curso de AutoCAD (Modulo I) vai ser realizado em 5 encontros. Fiquem atentos para próximas turmas.
Petianos Realizam Atividade á Campo
No dia 04/10/2014 foi realizado a atividade à campo do Grupo PET - Engenharia Florestal sobre o projeto em desenvolvimento do bosque demonstrativo de espécies nativas com potencial madeireiro.Esse trabalho vem sendo realizado na área demonstrativa/experimental, na qual está se avaliando o comportamento de várias espécies florestais nativas para a região de Dois Vizinhos, Paraná. Sendo realizadas periodicamente medições de altura, diâmetro do tronco, área de copa, além da avaliação do vigor e tortuosidade das árvores para serem comparadas as espécies florestais exóticas, principalmente pinus e eucalipto, que são as mais cultivadas no Brasil.
Petianos participam de evento na UFSC e trocam experiências com Grupo PET Ciências Rurais
Os Petianos Charles Costa Coelho e Dionatan Gerber participaram do X Simpósio Florestal Catarinense nos dias 11 e 12 de Setembro e realizam trocas de experiências com o Grupo PET Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Os petianos reunidos puderam contar suas experiências e as atividades que cada grupo PET vem exercendo dentro e fora da Universidade. O grupo PET Ciências Rurais vem trabalhando muito com a extensão na região de Curitibanos, onde realiza atividades como: arrecadação de alimentos, campanha de agasalho, apresentação das atividades em programa da rádio do município, plantio de árvores, organização de eventos, entre outras atividades envolvendo a comunidade em geral. O PET Ciências Rurais tammbém tem uma parceria com o Centro Vianei com o Projeto Carbono em Rede onde realizada diversas atividades para implementar ações de desenvolvimento limpo e sustentável, incentivando a preservação, a valorização e a ampliação das áreas naturais da região serrana de Santa Catarina.
Grupo PET Engenharia Florestal Realiza Homenagem aos Petianos Egressos
O grupo PET Engenharia Florestal, realizou uma homenagem para agradecer a participação dos petianos que estarão saindo para estágio. Os Petianos Lucas Daniel Perin, Suzamara Biz e Géssica Myleno Santana Rêgo se encaminham para o 10° período do curso onde é realizado o estágio supervisionado. Durante a participação dos mesmos no PET-Florestal, estes trabalharam e vestiram a camisa do grupo, o que fez com que o desenvolvimento do PET e a admiração pelos mesmos aumentasse cada vez mais. A homenagem consiste numa mensagem escrita pelo o autor William Shakespeare, com o título UM DIA A GENTE APRENDE QUE... Uma homenagem de valor simbólica, mas que expressa toda admiração e o agradecimento aos participantes que agora nos deixam para concluir mais uma etapa de suas vidas. O grupo PET Eng. Florestal deseja uma Boa Jornada e muito SUCESSO na vida de cada um.
Seguindo o nosso lema`` Uma vez Petiano, sempre Petiano!´´
Grupos PET's da UTFPR Campus Dois Vizinhos participam do XIX - ENAPET
O XIX ENAPET aconteceu na cidade de Santa Maria - RS entre 28 de julho e 02 de agosto, e trabalhou o tema “Inovação e Formação: o desafio dessa construção”.
O evento foi sediado pela Universidade Federal de Santa Maria. Durante a semana, os petianos se reuniram para conversar, discutir, apresentar propostas e desenvolver oficinas. O objetivo foi debater temas relevantes e necessários para a manutenção e desenvolvimento do programa. Além disso, disponibiliza um espaço para troca de experiências, onde os participantes apresentam sua produção acadêmica que poderá contribuir com a sociedade.
Atualmente, o Programa conta com 842 grupos distribuídos entre 121 Instituições de Ensino Superior. Apenas no Câmpus de Dois Vizinhos, há quatro grupos PET: Agricultura Familiar; Produção Leiteira; Zootecnia e Engenharia Florestal. Todos os PET do Câmpus foram representados. Também, já estão se organizando para o XX ENAPET, que ocorrerá na cidade de Belém no Pará, no próximo ano.
Grupo PET Eng. Florestal visita Usina Hidrelétrica de Itá - SC
Durante os dias 24 e 25 de maio, o Grupo PET Engenharia Florestal realizou viagem técnica para o município de Itá-SC, com o objetivo de visitar à Usina Hidrelétrica de Itá e seus programas ambientais. A equipe do CDA (Centro de Divulgação Ambiental) da UHE Itá, que orientou a visitação, levou ao conhecimento dos participantes apresentou toda a estrutura de geração de energia e seus programas de compensação e mitigação ambientais. A UHE Itá conta com vários programas em desenvolvimento permanente, os quais envolvem diversos profissionais em trabalhos que envolvem a educação ambiental, a recuperação de áreas degradadas, o reflorestamento, a produção de sementes e mudas, entre outros. Além disso, muitos projetos e atividades sociais são desenvolvidos.
Para o grupo de visitantes da UTFPR-DV, os conhecimentos adquiridos com a visita foram muito importantes na formação profissional, com o entendimento de diversas atividades que poderão ser aplicadas na vida profissional em diversos setores da sociedade onde o Engenheiro Florestal poderá atuar.