"Uma vez PETIANO, sempre PETIANO" 

Eleandro José Brun

 

Ex Tutor do Grupo PET Engenharia Florestal

Cidade Natal: Vista Gaúcha - RS

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8251362510914061

DEPOIMENTO

        Aprovamos o projeto de criação do Grupo PET Engenharia Florestal da UTFPR no final de 2009, iniciando suas atividades em janeiro de 2010. Antes disso, já havíamos tentando, através do Professor Américo Wagner Jr., a aprovação do projeto ainda em 2008, algumas semanas após a criação do curso. Em 2009, atualizamos o projeto e então fomos felizes e criamos o grupo, que foi o 7º Grupo PET de cursos de Engenharia Florestal no Brasil. Fui tutor deste valoroso grupo de 2010 a 2016, fechando 6 anos de atuação dentro do mesmo, onde sempre tivemos como principal intuito inserir o grupo em atividades que propiciassem aos participantes (Petianos e demais alunos) um avanço efetivo em sua formação, dando apoio e sendo criadores de ações de ensino, pesquisa e extensão do curso de Engenharia Florestal, atuando em parceria com outros grupos PET dentro e fora da UTFPR. Reflexo disso é que a maioria dos ex petianos, após formados, se inseriram em programas de pós-graduação em todo o Brasil, em mestrados e doutorados, e outros ainda atuam em empresas e outras instituições como profissionais de sucesso. Entendo como uma das principais missões do grupo PET Engenharia Florestal da UTFPR levar o nome do curso à sociedade, dentro da característica principal do Engenheiro Florestal, de ser agente empreendedor do desenvolvimento sustentável, colocando o petiano e os demais alunos engajados nas ações em contato direto com os problemas e soluções tecnológicas voltados à futura área de atuação do Engenheiro Florestal, dentro de uma concepção cidadã de sua formação

MICHELE POTRICH

 

Ex Tutora do Grupo PET Engenharia Florestal

Cidade Natal: Toledo - PR

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6017285848848713

DEPOIMENTO

Sobre ser tutora do grupo PET Engenharia Florestal (PET-EF)

     Inicialmente achei que eu não seria capaz de tutorar o PET, que faltariam habilidades. Descobri que o PET não é feito pelo tutor(a), o PET é feito pelo PET. O PET-EF é uma grande família, uma equipe de valores e de vencedores. Durante os três anos tutorando o grupo PET eu aprendi muito e vejo que este crescimento acontece em todos que passam por esta equipe. O PET-EF transforma vidas e transformou a minha vida! Sou eternamente grata a tudo o que compartilhamos durante esta trajetória! Hoje não estou mais na tutoria, mas uma vez petiano, sempre petiano! Finalizo dizendo que os petianos me ensinaram que o PET é muito maior que as partes que o compõem. Me ensinaram que o tripé: ensino, pesquisa e extensão soma-se a tantas outras habilidades e valores que não cabem em um curriculo Lattes. Não bastar estar no PET, você tem que SER e VIVER o PET!  

    Sucesso a todos!

Elton Leandro Valente

Cidade Natal: Mantena - MG

Participação: Outubro de 2009 - Fevereiro de 2011

DEPOIMENTO

 

Sidinei Dallacort

Cidade Natal: São João – PR

Participação: Dezembro de 2010 - Dezembro de 2011

 

DEPOIMENTO

       O PET foi uma experiência única para mim onde desenvolvi diversas habilidades como liderança e trabalho em equipe, que com certeza serão de grande importância para minha carreira . O programa proporciona uma experiência pratica através da pesquisa e extensão que contribui muito para a vida pessoal e profissional do aluno.

Vanessa Padilha Salla

Cidade Natal: Dois Vizinhos – PR

Participação:  Dezembro de 2011 - Março de 2013

DEPOIMENTO

 

Paula Helena Pereira

Cidade Natal: Brasópolis – MG

Participação: Dezembro de 2010 - Abril de 2013

DEPOIMENTO

         O Programa de Educação Tutorial (PET) foi uma oportunidade para que eu aprendesse a importância do trabalho em grupo. Adquirisse maturidade acadêmica para compreensão do que é atuar em pesquisa, ensino e extensão e a relevância desses pilares dentro e fora da instituição, contribuindo para o desenvolvimento de um olhar mais crítico, proporcionando crescimento tanto profissional quanto pessoal.

Íris Cristina Bertolini

Cidade Natal: Ibema – PR

Participação: Outubro de 2009 - Junho de 2013

 

DEPOIMENTO

        Nos 4 anos de trabalho no grupo PET- Engenharia Florestal, posso afirmar com toda a certeza que esta foi uma experiência única, enriquecedora e extremamente gratificante. Com o PET aprendi a desenvolver habilidades para o trabalho em grupo, organização, liderança, pró-atividade e principalmente responsabilidade tanto ao desenvolver uma pesquisa cientifica ou organizar um evento. Tive a oportunidade de trabalhar em diferentes áreas e projetos dentro da área florestal e com diversos professores e colegas, com os quais aprendi e adquiri vasta experiência. Foi uma honra ter feito parte da história do PET – Engenharia Florestal. Uma vez petiano sempre petiano!

Larissa Regina Topanotti

Cidade Natal:  Dois Vizinhos – PR

Participação: Dezembro de 2010 - Outubro de 2013

 

DEPOIMENTO

       O período em que participei do PET foi um período de grande aprendizado, tanto professional quanto pessoal, porque além do conhecimento adquirido nos eventos técnico-científicos e culturais dos quais participei, também aprendi muito sobre a importancia do trabalho em grupo e o respeito a diversidade de opiniões.

Nícolas Manarim de Brito

Cidade Natal:  Sorocaba – SP

Participação: Dezembro de 2010 - Outubro de 2013

DEPOIMENTO

 

Paulo Henrique Jung

Cidade Natal:  Cândido Godói – RS

Participação: Outubro de 2009 - Março de 2014

DEPOIMENTO

        Toda atividade extracurricular auxilia para uma melhor formação pessoal e profissional do acadêmico. Com o PET não é diferente, pois através do programa tive uma vivência prática em pesquisa, ensino e extensão, que foram de grande valia para a minha formação profissional. Além do mais, foi através do programa que aprendi a organizar eventos e reuniões, trabalhar em equipe, pude aperfeiçoar minha escrita e oratória, habilidades essas essenciais para ser um bom profissional.

Aline Aparecida Ludvichak

Cidade Natal:  São João – PR

Participação: Dezembro de 2010 - Março de 2014

DEPOIMENTO

      Ter feito parte do grupo PET Engenharia Florestal, me proporcionou experiências inesquecíveis, participei de projetos de pesquisas, projetos de extensão, organizei eventos, fui a viagens, conheci novos lugares, ministrei palestras e principalmente, aprendi a trabalhar em grupo. Experiências que possibilitaram um grande aprendizado, tanto profissional quanto pessoal. Enfim, tenho um orgulho imenso em ser uma ex-petiana

Erick Martins Nieri

Cidade Natal:  Votorantim – SP

Participação: Outubro de 2009 - Março de 2014

 

DEPOIMENTO

      Para mim, o Programa de Educação Tutorial (PET) foi um propulsor de conhecimento, trabalho e aprendizagem, os quais complementaram minha formação acadêmica através de trabalhos em grupo, que possibilitaram melhor compreensão e a atuação em pesquisa, ensino e extensão, devendo essas atuarem juntas para que o papel da instituição seja realizado perante a sociedade. Portanto, agradeço a oportunidade de poder ser a primeira “leva” de petianos (2009) e poder ter contribuído com muito trabalho e dedicação até 2014, que gerou a oportunidade de ingressar no mestrado em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Lavras – MG.

 

Italo Mayke Gonçalves Amaral

Cidade Natal:  Alegrete – RS

Participação: Dezembro de 2011 - Abril de 2014

DEPOIMENTO

 

Dionatan Gerber

Cidade Natal:  Otacílio Costa - SC

Participação: Maio de 2014 - Novembro de 2014

 

DEPOIMENTO

       A oportunidade de ter participado do grupo PET Engenharia Florestal foi uma experiência gratificante. Trabalhar em grupo, organizar evento, realizar pesquisas científicas foram de grande aprendizado para minha vida profissionalizante. Sei que foi um período curto, de apenas seis meses, porém um tempo que me proporcionou grandes momentos que irei levar para minha vida. Quero agradecer muito pela oportunidade e que o grupo PET continue sempre assim criando ideias, inovando e contribuindo muito para a comunidade acadêmica.

Lucas Daniel Perin

Cidade Natal:  Dois Vizinhos - PR

Participação: Dezembro de 2010 à Dezembro de 2014

DEPOIMENTO

 

Suzamara Biz

Cidade Natal:  Dois Vizinhos - PR

Participação: Dezembro de 2010 à Dezembro de 2014

DEPOIMENTO

 

 

 

Géssica Mylena Santana Rêgo

Cidade Natal:  Guanambi- BA

Participação: Dezembro de 2011 à Dezembro de 2014

DEPOIMENTO

      Minha experiência dentro do grupo PET foi muito rica, pois durante esse tempo, aprendi a me organizar para desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão em grupo. Pude conhecer muitos lugares e pessoas que contribuíram para minha formação profissional. Considero que seguir na vida acadêmica deve-se muito às vivências dentro do grupo que contribuiu para meu ingresso no Mestrado em Produção Vegetal da UENF – Universidade Estadual Norte Fluminense (2015) e Doutorado em Fitopatologia da Universidade Federal de Lavras – MG (2017).

Sandra Mara Krefta

Cidade Natal:  Itá – SC

Participação: Dezembro de 2011 à Dezembro de 2014

DEPOIMENTO

 

Ruth Maria de Oliveira Pinheiro

Cidade Natal:  Capelinha – MG

Participação: Maio de 2015 à Julho de 2015

DEPOIMENTO

 

Vinícius Cantazini Martins

Cidade Natal:  Telêmaco Borba – PR

Participação: Dezembro de 2013 à Dezembro de 2015

DEPOIMENTO

       Fazer parte do grupo PET foi uma honra para mim. Nos anos em que estive dentro do grupo pude viver experiências inenarráveis, as quais só quem fez e faz parte do grupo sabe como são. O conhecimento agregado das atividades relacionadas ao PET junto a formação acadêmica foi de suma importância para o meu desenvolvimento técnico e pessoal, além de ser um fator propulsor para a carreira como profissional.

Thatiana Tominaga Higa

Cidade Natal:  Mogi das Cruzes – SP

Participação: Dezembro de 2011 à Março de 2016

DEPOIMENTO

 

Anderson Luiz Pires de Lima

Cidade Natal:  Dois Vizinhos – PR

Participação: Dezembro de 2013 à Março de 2016

DEPOIMENTO

      O tempo que passei dentro do grupo PET – Engenharia Florestal foi muito importante, pois tive oportunidade de participar de projetos das mais diversas áreas. Projetos ambientais, projetos de extensão com a comunidade e projetos de ensino foram extremamente importantes, para minha formação, tanto profissional quanto pessoal. A oportunidade de desenvolver trabalhos em grupos multidisciplinares, abriu novas opções e novas percepções da área de atuação do engenheiro florestal

Aline Delfino Germano

Cidade Natal:  Sorocaba - SP

Participação: Maio de 2014 à Março de 2016

DEPOIMENTO

 

Thayllane de Campos

Cidade Natal:  Tibagi – PR

Participação: Maio de 2014 à Março de 2016

DEPOIMENTO

 

Tairiny A. S. Ferreira  

Cidade Natal: Castro – PR

Participação: Dezembro de 2013 à Junho de 2016

DEPOIMENTO

Aline P. Bersch

Cidade Natal:  Capanema – PR

Participação: Maio de 2014 à Junho 2016

DEPOIMENTO

         Esses dois anos de participação no grupo PET - Engenharia Florestal foram de muita valia para minha formação, tanto pessoal quanto profissional. A vivência em grupo nos prepara para o mercado de trabalho, ensina a dividir as responsabilidades e ao mesmo tempo ter um espírito de liderança. Depois de formada vejo a minha participação no PET - Engenharia Florestal com alegria, pois foi algo que além de me proporcionar novas oportunidades, tanto de cursos como viagens, me tornou uma pessoa mais comunicativa, que é algo que me abre mais oportunidades na vida.

 

Charles C. Coelho

Cidade Natal:  Palmeira – SC

Participação: Maio de 2014 à Maio de 2017

DEPOIMENTO

   Ser membro do grupo PET, foi uma oportunidade única. Foi um processo de aprendizado e amadurecimento muito forte na minha jornada durante a graduação. Trabalhar em equipe com atividades de pesquisa, ensino e extensão, me permitiu criar novas oportunidades no mercado de trabalho e me deu base para uma vaga no mestrado. Sou grato por ter feito parte do grupo PET e espero ter contribuído de alguma forma. Quem já passou por um grupo PET ou similar, sabe do que estou falando, para quem faz parte, aproveite a oportunidade e para quem pensa em fazer, eu diria, ARRISQUE-SE!

 

PETiano egresso Henrique.jpg

Henrique Moura Dias

Cidade Natal:  Osasco - SP

Participação: Maio de 2015 à Maio 2017

DEPOIMENTO

       A participação no PET foi, resumidamente em uma frase, como disse Sagan um dia, “somewhere… something incredible is waiting to be know”. Exatamente aquele tipo de oportunidade que muda significativamente todas as nossas futuras escolhas. Foi a partir dos desafios vivenciados por esta experiência que pude aprender sobre, principalmente, meus limites e identificar algumas das minhas habilidades. Foi neste breve espaço de tempo de estudo, lazer e trabalho que tive a real dimensão da vida acadêmica. A oportunidade de ser petiano ampliou meus horizontes como ser humano e profissional. Permitiu-me sair do lugar comum e pular para fora da caixa. Tive possibilidade de criar, criticar, sugerir, recuar e avaliar. Foi possível e necessário desenvolver, de modo quase natural, certo nível de autonomia que hoje, enquanto acadêmico imerso na ciência, é extremamente necessário.

 

Leonardo Cezar Bento

 

Cidade Natal:  Curitiba - PR

Participação: Junho de 2016 à Maio de 2017

DEPOIMENTO

 

THALYSON A. STORL

 

Cidade Natal:  Cruz Machado - PR

Participação: Abril de 2016 à Abril de 2017

DEPOIMENTO

 

 

ANA CAROLINA RICARDI

 

Cidade Natal:  Realeza - PR

Participação: Junho de 2016 à Julho de 2017

DEPOIMENTO

      Fazer parte do grupo PET foi um dos diferenciais na minha formação acadêmica, profissional e pessoal, durante o período que fui bolsista, desenvolvi e melhorei habilidades que fizeram com que eu mudasse minha postura diante de todas as situações dentro e fora da universidade, minha visão profissional teve grandes agregações principalmente pelo entendimento empreendedor com a qualificação do trabalho em grupo.

 

 

BRUNA PEREIRA

 

Cidade Natal:  Irati  – PR

Participação: Maio de 2015 à Julho de 2017

DEPOIMENTO

 

BRUNA PEREIRA

 

Cidade Natal:  Irati  – PR

Participação: Maio de 2015 à Julho de 2017

DEPOIMENTO

 

61221327_2227590277318974_62101465653701

FELIPE SCHROEDER

 

Cidade Natal: Itapiranga - SC

Participação: Outubro de 2015 à Janeiro de 2018

                                DEPOIMENTO

      Ter participado do PET Engenharia Florestal durante minha graduação foi com certeza uma das melhores experiências que poderia ter vivenciado na universidade. O programa com o tripé de Ensino, Pesquisa e Extensão oferece a oportunidade do acadêmico de se qualificar de maneira ampla, o que proporciona um grande crescimento pessoal e profissional. Os laços criados entre orientador aluno bem como entre os colegas de graduação dentro da própria universidade como nos eventos externos eram uma ótima oportunidade de desenvolvimento humano. Não seria a mesma pessoa se não tivesse participado do grupo PET, sou grato por ter participado do programa durante minha graduação.

PORRUA.jpeg

DOUGLAS ANRY PORRUA

Cidade Natal: Morretes - PR.

Participação: Novembro de 2014 à Junho de 2018.

                                DEPOIMENTO

      A primeira vez que tive contato com o PET – EF foi durante uma apresentação dos petianos da época, essa apresentação ocorreu na primeira semana de aula, desde então fiquei interessado em querer fazer parte, poder aprender e partilhar minhas habilidades. Após alguns dias, como qualquer calouro curioso, estava explorando a universidade e me deparei com um cartaz de anúncio do PET – EF com vagas abertas para novos membros. 
Logo pensei, ainda sou muito calouro, não terei chance, porém vou me inscrever e verificar como funciona o processo de seleção, assim estarei preparado para o próximo. Realizei todo o processo, e então saiu o resultado, fiquei surpreso, pois obtive um boa colocação, mas não o suficiente para ingressar ao grupo. Entretanto no semestre seguinte com a saída de outros petianos fui chamado para fazer parte do sonhado grupo/equipe/família PET – EF.
Em novembro de 2014 iniciei minhas atividades no programa, desde então pude partilhar diversas experiências com inúmeros petianos que passaram pelo grupo, pois minha permanência foi de quase 4 anos. Sim, 4 anos de grande aprendizado. Mas Douglas, tu não cansou de estar tanto tempo assim? Eu lhe respondo, o PET é algo dinâmico, realizar projetos no âmbito de pesquisa, ensino e extensão te possibilita a encarar diversos desafios, no qual aprendi muito com os mais velhos e também com os mais novos. 
Portanto o PET é uma excelente ferramenta de transformação, possibilita o aprendizado, maturidade, responsabilidade, habilidades e autoconfiança. Fatores de suma importância na vida profissional. 

E para sentir e vibrar essa energia, tem que estar, acreditar e fazer parte!
 
Logo, faça parte! É uma experiência incrível! 

Sucesso!

GRACIANE BIOLCHI

Cidade Natal:  Serra Alta - SC

Participação: Maio de 2017 à Dezembro de 2018

                                DEPOIMENTO

IVÃ ANDREAS LIMA ARANCIBIA

Cidade Natal:  Mongaguá -SP

Participação: Maio de 2017 à Julho de 2018

  DEPOIMENTO

            Como estudante demorei a me envolver em projetos e oportunidades dentro da universidade, coisa que hoje teria feito diferente. Antes de ingressar no PET fui monitor de Álgebra Linear e Matemática A, mas não tinha experimentado nada além disso e das aulas. Nesse meio tempo o grupo PET se renovou e testemunhei colegas de turma e amigos fazendo parte, o que me levou a ter mais contato com as características que essas pessoas cultivavam e compartilhavam e que eram caras a este grupo, características como: responsabilidade, proatividade, solicitude, dinamismo, dedicação, comunicação, confiança, animação e profissionalismo. Essas eram características que eu admirava e ainda admiro, então após o incentivo de um amigo e PETiano na época, Henrique Moura, decidi deixar de lado a insegurança de ser julgado para poder dar uma chance a essa oportunidade. Tinha a vontade de fazer parte de um time e observar como me encaixaria nesse cenário novo e desafiador e, quem sabe, poder trabalhar para compartilhar das mesmas virtudes que os participantes demonstravam. Assim, após o processo seletivo, fui aprovado e ingressei no grupo.

            Os primeiros meses foram de adaptação e muita observação, tendo em vista que era novato e tinha muito a aprender sobre as diversas atividades que o grupo exercia, mas pude contar com o aconselhamento de egressos e também dos outros membros do grupo, em especial meu amigo Felipe Scrhoeder, hoje também egresso. Em especial, fui aprendendo a me organizar enquanto pessoa, pois além das aulas também haviam os compromissos pelo grupo, que eram variados e desejavam igual atenção. Desta forma, o desafio da excelência do gerenciamento do tempo foi uma lição importante e deveras acentuada durante o tempo em que estive no grupo. Um aspecto importante da evolução pessoal foi a capacidade comunicativa, pois o PET deve atingir todos os nichos de alunos do curso e também de fora dele e, devido à variedade de pessoas, incluindo as atividades de extensão com a comunidade, a forma de comunicação deve se ajustar a cada circunstância, exigindo do PETiano a capacidade de adequar sua linguagem de forma consciente, principalmente dentro do próprio grupo, pois diferenças de opiniões sempre irão existir e cabe ao diálogo aberto a responsabilidade por atenuar os ânimos e acertar as divergências. Outra coisa que experimentei foi a expectativa de excelência que outros alunos, e também professores, mantém sobre os PETianos. Isso pode ser um pouco desgastante pela pressão exercida, entretanto vejo como algo produtivo pois prepara o profissional para lidar com situações semelhantes no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo buscava demonstrar que todos eram capazes de estar no grupo e que não havia nada de diferente entre um PETiano e um aluno não participante do programa se não a própria vontade de participar do PET.

            Após os primeiros de adaptação, pude finalmente desfrutar do que o PET guarda de melhor: a oportunidade de realizar projetos em diferentes áreas, com diferentes pessoas, de diferentes maneiras, de movimentar o curso através da organização de eventos e de oferecer suporte sempre que fosse preciso, sempre como um time. Crescer como coletivo sem, no entanto, perder a individualidade: considero este ser o maior desafio dentro do grupo, e o maior aprendizado, pois ele se estende à vida. Saber extrair o melhor de cada um e de si mesmo em prol de um objetivo comum.

            Presenciei a mudança de membros dentro do grupo e pouco a pouco passei de novato para um membro com tempo de casa, mas meus objetivos de experimentar algo novo me fizeram dar despedida ao programa após minha participação, como único representante do grupo, no XXI ENAPET que ocorreu na UNICAMP, e foi nesse congresso, de proporções gigantescas, que pude assimilar a grandeza e a importância desse programa, bem como sua veia política, mais do que tudo. Participar do programa me abriu portas, mas mais importante que isso, abriu novas perspectivas. Indico a todos que participem do PET para que possam tirar suas próprias conclusões.

Jo

JOELITON CAMPANI DOS SANTOS

Cidade Natal:  São João - PR

Participação: Março de 2018 à Janeiro de 2019

                                             

                                                 DEPOIMENTO

       Ter participado do grupo PET- Engenharia Florestal, sem dúvidas contribuiu para o meu crescimento tanto pessoal, quanto acadêmico. Dentro do grupo pude identificar e desenvolver melhor minhas habilidades, além das experiencias do trabalho em equipe e assim evidenciar a importância do mesmo. Por fim agradeço ao grupo PET-EF às oportunidades, e por me possibilitar realizar atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão.

 

SANDIANE CARLA KREFTA

Cidade Natal:  Itá - SC

Participação: Maio de 2015 à Janeiro de 2019

                   DEPOIMENTO

WhatsApp Image 2017-06-12 at 09.30.39.jp

CAMILA KRECZKIUSKI

 

Cidade Natal: Prudentópolis - PR

Participação: Abril de 2017 à Março de 2019

              DEPOIMENTO

Sem título.png

CRISTIAN MEDRADO CANONICO

 

Cidade Natal: Juína - MT

Participação: Abril de 2016 à Março de 2019

            DEPOIMENTO

         No início quando participei do processo seletivo do grupo PET – Engenharia Florestal, poucos acreditava no meu potencial e na minha capacidade, o que a partir disso me motivou a adentrar em uma nova fase acadêmica, a fase de superação dessas adversidades. Sabia que tinha minhas habilidades e o grupo PET veio como uma oportunidade de mudar significativamente todas as perspectivas negativas contra minha pessoa.             Essa oportunidade de ser petiano ampliou meus horizontes como ser humano e profissional. Foi a partir dos desafios vivenciados por esta experiência que pude aprender sobre, principalmente, superando os meus limites e identificando algumas das minhas habilidades mais ocultas.

Permitiu-me sair do lugar comum a onde eu estava no período da minha graduação e dar um salto para fora da caixa na qual se encontra grande parte da comunidade acadêmica. Tive possibilidade de criar, criticar, sugerir, recuar e avaliar. Foi possível e necessário desenvolver, de modo quase natural, certo nível de autonomia que hoje, enquanto acadêmico contínuo imerso na ciência, o que na minha opinião é extremamente necessário.

         Os trabalhos e atividades realizado em equipe com caráter de pesquisa, ensino e extensão, me permitiu criar brechas no mercado de trabalho. Descobri que o PET – EF é uma grande família, uma equipe de valores e de vencedores. Durante os três anos que atuei no grupo PET eu aprendi muito e vejo que este crescimento acontece em todos que passam por esta família incrível.

         Sou grato por ter feito parte desta família PET e espero ter contribuído de alguma forma.

Como uma frase muitas vezes ditas no nosso mundo petiano: “Não bastar estar no PET, você tem que SER e VIVER o PET!!” 

 

Sucesso a todos!!!

roberta.jpg

ROBERTA MARIA BAZZI BAUER PAULA FREITA

 

Cidade Natal: - União da Vitória - PR

Participação: Maio de 2017 à Junho de 2019

                                                                    DEPOIMENTO

       Participar do PET Engenharia Florestal foi a coisa mais satisfatória que eu fiz dentro da Universidade! Sempre me identifiquei com o programa! Durante minha jornada no grupo pude desenvolver meu relacionamento interpessoal , minha oratória , minha escrita formal e etc ... sempre foi muito gratificante desenvolver as atividades planejadas, principalmente  as sociais . Representar o grupo com trabalhos, fora da Universidade também era muito legal , foram experiências incríveis!  Enfim, participar do grupo valeu muito á pena!

      

WhatsApp Image 2020-04-08 at 15.24.45.jp

MARJORIE ELIZA MAIA REIS

Cidade Natal: Ortigueira - PR

Participação: Março de 2018 à Julho de 2019

                                                                     DEPOIMENTO

 

       Fazer parte do time do PET Engenharia Florestal, me trouxe uma gratidão imensa! Neste, somos desafiados a cada dia para sermos pessoas melhores, vencer obstáculos, buscar sonhos e ter coragem para enfrentar qualquer batalha! Além de nos fazer acreditar nos valores e na cultura que o mesmo apresenta. Tenho muita admiração e orgulho das pessoas que fizeram parte deste. O sentimento de união, isto é, aquele que juntos iremos mais longe é o que alimenta a minha paixão por este programa!

jean.jpg

JEAN CARLOS BLANCO RIBEIRO

 

Cidade Natal: - Sorocaba - SP

Participação: Abril de 2016 à Julho de 2019

             DEPOIMENTO

         O período em que estive na família PET Engenharia Florestal foi um momento de grande desenvolvimento tanto profissional como pessoal, os eventos, projetos e visitas técnicas dos quais participei, puderam me proporcionar valores como o trabalho em grupo, comunicação e principalmente o respeito. Agradeço a família PET, nunca esquecerei dos ensinamentos e os momentos que passamos juntos.

Maraiza.png

MARAÍZA MINOZZO

 

Cidade Natal: - Matelância -PR

Participação: Abril de 2016 à Dezembro de 2019

                         DEPOIMENTO

         O Programa de Educação Tutorial foi muito mais que uma simples obrigação durante a minha graduação. Foram 3 anos e 8 meses de muito aprendizado, de desafios, de novidades, de amizade e de muito trabalho em equipe. É indescritível o tamanho beneficio de fazer parte desta equipe, a evolução pessoal e profissional é nítida. Certo dia um professor tutor disse as seguintes palavras: (...) mas acima de tudo, sejam petianos para o resto de suas vidas. E é exatamente assim que me sinto. Que outras pessoas possam vivenciar a experiência de SER verdadeiramente o PET e não apenas ESTAR no PET e assim, contribuir para a evolução do mesmo.

UMA VEZ PETIANO SEMPRE PETIANO!

thiago

THIAGO MARIA PROENÇA ALMEIDA

 

Cidade Natal: Riversul - SP

Participação: Abril de 2017 à Janeiro de 2020

                                                   DEPOIMENTO

PETiana Ariane

ARIANE SOMMER REBOLHO

 

Cidade Natal: - São Luiz Gonzaga - RS

Participação: Março de 2018 à Março de 2020

                                                     DEPOIMENTO

NAIARA ALVES FELIPE_edited.gif

NAIARA ALVES FELIPE

Cidade Natal: - Itumirim - MG

Participação: Abril de 2016 à Março de 2020

                                                   DEPOIMENTO

Dennis

DENNIS LIMA DE NORONHA

 

Cidade Natal: - Manaus - AM

Participação: Maio de 2019 à Março de 2020

                           DEPOIMENTO

         O PET EF me trouxe varias perspectivas diferentes de quando eu ingressei e olha que pensei que seria diferente. Ocorreram muitos desafios no período que participei, passei pela reforma do pet em si, onde tinha varias pessoas diferentes ali até mesmo com a tutora, foi um processo de construção e evolução contínua, reconheci pessoas dentro do meu convívio social que se não fosse o pet não estaria, passamos a lidar com diferentes pensamentos a partir disso. Além de uma gama de diversidade que o grupo trouxe na edição que estava, foi uma experiência incrível em que errei, lutei pelos meus ideais, fui militante, apendi com meus erros e tentei ao máximo me esforçar, fiz amizades e laços grandes com pessoas que achava que não faria. Ao todo foi gratificante e recomendo sim todos passarem por esse processo, pois o desafio está aí no PET e através dele veio oportunidades incríveis para mim e acredito  que vai aparecer para os novos integrantes também, só tenho a agradecer a todos pelos momentos bons e ruins, pois através deles pude crescer e me desenvolver ainda mais. Então aos novos sejam bem vindos, digo nada é fácil mais lute pelo que acredita e reconheça quando está errado pois assim você cresce como ser humano.

greg.png

GRÉGORY HENDRIGO RIDOLFI PINHEIRO

 

Cidade Natal: - Mogi Iguaçu - SP

Participação: Maio de 2019 à Março de 2020

                                                   DEPOIMENTO

IMG_20200504_185651.jpg

PAMELA BEATRIZ DE SOUZA

Cidade Natal: - Campinas - SP

Participação: Maio de 2019 à Maio de 2020

    DEPOIMENTO

       O PET... o sonhado PET-EF, é tanta honra falar do Programa de Educação Tutorial que torna deslumbrante nas suas primícias. Lembro como se fosse ontem quando realmente senti a áurea do Programa. Em uma tarde do dia 21.09.2017 participei como Voluntária do Plante Essa Ideia que é um trabalho que o grupo desenvolve na parte de Extensão, o qual teve como intuito a distribuição de mudas nativas para Comunidade Duovizinhense simbolizando o dia da Árvore. Neste dia eu pude vivenciar a delicadeza de levar informações a população sobre a relevância dessa data. A experiência foi tão incrível que nesse dia eu tive a certeza que gostaria de fazer parte dessa Família que é o PET-EF.

       Bom, em 2018 me inscrevi para processo seletivo com muito medo de não dar conta do trabalho, pois sabemos que a Graduação não é fácil, porém com a certeza que devemos buscar grandes desafios fora da sala de aula. Não passei no processo, mas não desisti. Quando foi em Maio de 2019 tentei novamente e dessa vez consegui. Todo esse ano que pude estar no Programa percebi que só me trouxe aprendizados. Foi um ano árduo e muitas vezes pensava em desistir porque eram muitos trabalhos para cumprir, além da diferença de opiniões que batemos de frente e aprendemos muito com eles.

      Enfim, hoje agradeço aos meus colegas Petianos por não ter deixado eu desistir porque passamos por uma grande mudança que me fez crescer tanto como pessoa quanto como profisional. A mensagem é clara damos conta de tudo desde que façamos com dedicação e o Grupo PET-EF sabe fazer isso da melhor maneira. Jamais vou esquecer da pergunta feita na entrevista - ``Pamela, para você qual a diferença de ser Petiana e estar no PET``? Naquele momento eu deduzi a resposta, pois o ser e o estar é diferente. Estar é um momento, é algo passageiro agora ser Petiano é vestir a camisa do Programa e batalhar em conjunto para conquistar um fruto. Hoje não estou mais no Programa, mas a Petiana dentro da minha pessoa sempre vai existir.