CURSO: Cultivo de Eucalipto

   Durante os dias 09 e 10 de abril aconteceu na UTFPR Campus Dois Vizinhos o curso sobre Cultivo de Eucalipto, uma promoção do grupo PET Engenharia Florestal em parceria com o SENAR-PR. Os participantes que realizaram o curso obtiveram diversos conhecimentos sobre espécies, técnicas de cultivo, plantio, espaçamento, adubação, manejo e condução, doenças, pragas, além de diversos outros assuntos relativos às florestas de Eucalipto.

 

Cultivo de  Eucalipto
Cultivo de  Eucalipto
Cultivo de  Eucalipto
Cultivo de  Eucalipto

Adote um Calouro

      

           Nessa última sexta feira dia 13 de Março de 2015 o grupo PET Engenharia Florestal juntamente com o CAEF Centro Acadêmico de Engenharia Florestal e acadêmicos do curso de Engenharia florestal apadrinharam os Calouros de Eng. Florestal e também os calouros de Eng. de Bioprocessos e Biotecnologia .

           A ideia é fazer interação entre os cursos e entre os acadêmicos do próprio curso. Primeiramente foi explicado aos calouros o objetivo deles receberem padrinhos, no qual foi repassado que quando eles tiverem uma dúvida sobre horário, salas, laboratórios e como fazer pra participar de projetos de pesquisa, eles tenham alguém a quem recorrer. Durante a realização foram sorteadas camisetas do curso pelo o CAEF e um livro doado pelo o tutor do grupo PET Engenharia Florestal Eleandro José Brun “A FLORESTA ESTACIONAL SUBTROPICAL”.

 

IMG_2050.JPG
IMG_2048.JPG
IMG_2047.JPG
IMG_2046.JPG
IMG_2035.JPG
IMG_2036.JPG
IMG_2040.JPG
IMG_2043.JPG
IMG_2045.JPG
IMG_2044.JPG

2° Programa de recepção dos Calouros 

  

               A recepção dos calouros da UTFPR campus Dois Vizinhos foi realizada no dia 11 de março de 2015, pelo grupo PET Engenharia Florestal juntamente com o PET Zootecnia, PET Agricultura Familiar , PET Produção Leiteira, DEPED Departamento de Educação e o PIBID Programa de Iniciação a Docência.

              Esse é o segundo ano em que o grupo PET Engenhara Floresta ajuda a recepcionar os calouros dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia, Educação do Campo, Zootecnia e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

A recepção teve inicio no Hall de entrada da Universidade onde os calouros receberam sacolas ecológicas , marca-páginas e um Miniguia. No anfiteatro da universidade os calouros foram recepcionados também pela coordenação de cada curso e pelos tutores e representantes dos PETs.

             O tutor do grupo PET Engenharia Florestal Eleandro José Brun ressaltou á sustentabilidade ambiental na recepção com a distribuição e incentivo ao uso das sacolas retornáveis, numa parceria com o projeto Econsciente. No período da tarde os calouros foram divididos em equipes para conhecerem todas as UNEPES da Universidade.

             O grupo PET Engenharia Florestal mais uma vez deseja boas vindas e um bom semestre a todos os calouros.

CURSO DE ANÁLISES ESTATÍSTICAS

     No dia 10 de março de 2015 o grupo PET Engenharia Florestal e bolsistas de pesquisa e extensão realizaram o curso sobre  "Análises estatísticas usando ferramentas computacionais", ministrados pelo professor Dr. Moeses Andrigo Danner e a acadêmica do curso de Agronomia Nilva Marileia Alves. Foram abordados os temas: Fluxograma de análises estatísticas; transformação de dados experimentais; análise de experimentos em esquema bifatorial; escolha de testes de comparação múltipla de médias; análise de regressão; prática de uso do programa 'Assistat' para análises estatísticas. Com estes conhecimentos os acadêmicos podem auxiliar outros alunos da instituição no uso do programa para realização de alguma análise estatística. 

TREINAMENTO EM ENSINO SUPERIOR

          Os Petianos do grupo PET Engenharia Florestal deverão realizar um treinamento e capacitação em atividades pedagógicas profissionais como: Preparação de um plano de aula; preparação de materiais diáticos e aulas práticas; exercício de prática pedagógica; vivência de experiência de ser professor de curso superior; estabelecimento de contato e ajuda com professores do curso de Engenharia Florestal nas suas diversas áreas; prática da oralidade e a retórica; divulgar o programa PET à comunidade acadêmica.

 

           Nos dias 20 e 21 de outubro o petiano Charles Costa Coelho realizou atividade do docente, uma atividade inserida dentro do grupo PET Engenharia Florestal. A atividade consiste ao petiano escolher uma disciplina já cursada dentro do curso para ministrar uma aula, com o objetivo de proporcionar a experiência como docente.  O petiano escolheu a disciplina de Topografia e Geodésica, disciplina administrada pela prof.ª. Dr. Maria Madalena Santos da Silva, no qual teve auxilio na elaboração da aula. As aulas foram ministradas para a turma do 3° período do curso de Engenharia Floresta com o assunto Nivelamento Trigonométrico, o petiano ministrou a atividade em dois dias, sendo o primeiro dia em sala de aula, ministrando a parte teórica do conteúdo e realizando exercícios com a turma e no segundo dia a campo com os equipamentos, mostrando passo-a-passo como se deve ser realizado o nivelamento trigonométrico.

 

1.jpg
4.jpg
5.jpg
3.jpg
7.jpg
9.jpg
1
8.jpg
12.jpg
11.jpg
2.jpg

CURSOS - PET 

          O Grupo PET Engenharia Florestal além de disponibilizar cursos em parceria com o SENAR-PR, também realiza cursos de formação complementar para os acadêmicos dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia, Zootecnia, Educação do Campo, Ciências Biológicas e Engenharia de Software da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos.

AutoCAD - Módulo I

Encontre-nos: Estrada para Boa Esperança, Km 04 CEP 85660-000 - Dois Vizinhos - PR - Brasil

 

VOCÊ É O VISITANTE NÚMERO:

 

 

Obrigad@ pela visita e qualquer dúvida entre em contato conosco.

E-mail: petflorestal.utfprdv@gmail.com

Facebook: PET Engenharia Florestal UTFPR

Instagram: pet_florestal