Tutor participa do Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

      Na semana entre 12 e 17 de julho, a UTFPR Campus Dois Vizinhos esteve representada no Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, que aconteceu em Brasília-DF. O evento teve a participação de mais de 700 pessoas, entre pesquisadores, professores, estudantes, empresários, agricultores, consultores e profissionais atuantes na área, provenientes de 22 países.

      No evento, o Professor Eleandro José Brun, Tutor do Grupo e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas, apresentou dois trabalhos científicos produzidos por pesquisadores e estudantes da UTFPR-DV, além de participar de painel sobre ensino, pesquisa e extensão na área de sistemas integrados de produção.

     

 

 

 

1° DIA DE FLORESTA

Primeira edição do evento foi um sucesso

 

O curso de Engenharia Florestal realizou, no último dia 10 de junho, no Câmpus Dois Vizinhos, o 1º Dia de Floresta, um evento voltado a produtores rurais, empresários do setor, profissionais e estudantes da área e comunidade em geral.

Com a realização de três palestras no período da manhã, os mais de 300 participantes presentes tiveram a oportunidade de conhecer as últimas novidades sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural), com o Prof. Eng. Florestal Álvaro B. C. Faria. Na sequência, o Eng. Agr. Pedro Frâncio Filho (Unisafe Consultoria) apresentou resultados de experimentos com espécies florestais comerciais aplicadas para a região. Finalizando a manhã, o Prof. Eng. Florestal Eleandro J. Brun falou aos presentes sobre silvicultura e rentabilidade de plantios florestais.

Na parte da tarde, os participantes conheceram experiências inovadoras, conduzidas pela UTFPR-DV, tais como área de testes com diversas espécies, híbridos e clones de Eucalipto, os quais passam já por fase de recomendação para produtores e viveiristas da região.

Na área de sistemas integrados de produção, foi possível conhecer plantios consorciados de Eucalyptus híbrido Grancam em linhas espaçadas em meio a pastagem para bovinos leiteiros. Nessa mesma questão, foi apresentado estudo conduzido com espécies madeireiras nobres (Louro-pardo e Canafístula) em meio a pastagem de capim aruana visando produção de ovinos, projetos desenvolvidos em parceria dos cursos de Engenharia Florestal, Zootecnia e Agronomia.

Na floresta nativa do Campus, tiveram a oportunidade de conhecer o projeto de controle e manejo da uva-do-japão, cuja população é bastante abundante na área de estudo, realidade semelhante em todo o Sudoeste do Paraná, Oeste Catarinense e Norte do Rio Grande do Sul. Os estudos nessa área já mostram que, além de realizar o controle dessa espécie invasora, é possível obter lucro com a venda da madeira, de cerca de R$ 100,00/m3 colhido.

Visando oferecer conhecimentos aos participantes quanto a tecnologias de adequação ambiental de suas propriedades rurais, os estudos mostrados na área de Restauração Ecológica comparam o desempenho de diferentes métodos de restauração de florestas, com uso de mais de 70 espécies nativas regionais.

Por fim, no Laboratório de Tecnologia de Madeira, foram realizadas demonstrações do método de tratamento de madeira por substituição de seiva, o qual pode ser usado em todas as propriedades rurais, sem custos elevados.

De acordo com os organizadores do evento, tem-se planos para que o mesmo ocorra anualmente na UTFPR Câmpus Dois Vizinhos.

 

 

 

2° Programa de recepção dos Calouros 

dsc-7229-1024x683.jpg
dsc-7229-1024x683.jpg

dsc-7246-1024x683.jpg
dsc-7246-1024x683.jpg

10485919_783227241771921_4471200787700529039_n.jpg
10485919_783227241771921_4471200787700529039_n.jpg

dsc-7229-1024x683.jpg
dsc-7229-1024x683.jpg

1/11

       A recepção dos calouros da UTFPR campus Dois Vizinhos foi realizada no dia 11 de março de 2015, pelo grupo PET Engenharia Florestal juntamente com o PET Zootecnia, PET Agricultura Familiar , PET Produção Leiteira, DEPED Departamento de Educação e o PIBID Programa de Iniciação a Docência.

      Esse é o segundo ano em que o grupo PET Engenhara Floresta ajuda a recepcionar os calouros dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia, Educação do Campo, Zootecnia e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

      A recepção teve inicio no Hall de entrada da Universidade onde os calouros receberam sacolas ecológicas , marca-páginas e um Miniguia. No anfiteatro da universidade os calouros foram recepcionados também pela coordenação de cada curso e pelos tutores e representantes dos PETs.

      O tutor do grupo PET Engenharia Florestal Eleandro José Brun ressaltou á sustentabilidade ambiental na recepção com a distribuição e incentivo ao uso das sacolas retornáveis, numa parceria com o projeto Econsciente. No período da tarde os calouros foram divididos em equipes para conhecerem todas as UNEPES da Universidade.

      O grupo PET Engenharia Florestal mais uma vez deseja boas vindas e um bom semestre a todos os calouros. 

 

 

1º FÓRUM DE ECOLOGIA URBANA

COMUNIDADE DOUVIZINHENSE,

 

VENHA DISCUTIR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DE NOSSA CIDADE E AJUDAR NA PROPOSIÇÃO DE SOLUÇÕES!

 

PARTICIPE!!!

 

EVENTO GRATUITO!

 

É PARA NÃO PERDER A CHANCE  DE ESTAR POR DENTRO E PARTICIPAR DE FORMA ATIVA DA MELHORIA AMBIENTAL DE NOSSA CIDADE.

 

O GRUPO PET ENGENHARIA FLORESTAL APOIA E PARTICIPA DESSA INICIATIVA.

 

 

GRANDE PALESTRA: "PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS DE ARBORIZAÇÃO URBANA"

O Grupo PET Engenharia Florestal, juntamente com o Grupo de Pesquisa em Silvicultura e Ecologia Urbana, promovem:

 

     No dia 04 de fevereiro, às 14 horas, ocorrerá, no Anfiteatro da UTFPR Campus Dois Vizinhos, palestra sobre “Planos Diretores Municipais de Arborização Urbana: Realidades e Desafios no Brasil”

      A palestra será proferida pelo Prof. Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho, da ESALQ/USP, um dos maiores especialistas no tema no Brasil. A palestra é promovida pelo Grupo de Pesquisa em Silvicultura e Ecologia Urbana e pelo Grupo PET Engenharia Florestal.

     O objetivo do evento é apresentar as realidades e desafios para os municípios na elaboração e execução de planos de arborização urbana e também promover um debate sobre a temática frente a realidade no estado do Paraná.

   Tem-se como público alvo estudantes e profissionais da área, prefeitos, secretários e técnicos municipais, promotorias públicas, profissionais de companhias de energia elétrica, conselhos de classe profissionais, ONGs e população em geral.

      As inscrições são gratuitas, podendo ser feitas pelo site do Grupo de Pesquisa em Silvicultura e Ecologia Urbana: http://www.arborizacaourbana.com.br

4º Seminário sobre atitudes cotidianas que melhoram o ambiente

       O objetivo do seminário é envolver os acadêmicos ingressantes do curso de Engenharia Florestal e os demais acadêmicos com assuntos que podem ser abordados no dia a dia, pois é interessante discorrer outros assuntos que não são discutidos em sala de aula, e é importante discutir sobre assuntos diversificados para ampliar o conhecimento tanto do participante, quanto dos petianos que irão realizar os seinários. Desta forma, esperamos contribuir para a melhoria do curso, para melhoria no ensino e contribuindo para formação de bons profissionais, com responsabilidade, ética e bom conhecimento técnico.

               Em 2014, o evento trata da gestão e educação ambiental dentro da UTFPR-DV.

            Para o ano de 2015 a 5ª Edição do evento terá como tema "Disputas por recursos naturais entre nações". 

3º Seminário sobre atitudes cotidianas que melhoram o ambiente - 2013

3º Seminário sobre atitudes cotidianas que melhoram o ambiente - 2013

1/3

4º Ciclo de Debates Florestais 

      O objetivo do 4º Ciclo de Debates Florestais realizado no dia 06 de agosto de 2014 foi oportunizar aos alunos da UTFPR-DV, VIZIVALI, UNISEP e escolas municipais/estaduais do município de Dois Vizinhos -PR a troca de experiências com profissionais que atuam no tema escolhido. O tema debatido foi "Consumo consciente e sustentável" que foi um debate sobre hábitos de consumo e suas consequências, uso de materiais renováveis, entre outros. 

     A palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Sandro Xavier da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde frizou a necessidade de tomada de atitudes por parte das pessoas para que os danos à natureza sejam minimizados com a mudança de hábitos de consumo, os quais são praticados através do uso de materiais retornáveis como sacolas, frascos de bebidas, entre outros, além da tomada de consciência sobre práticas de separação do lixo doméstico e industrial, compostagem de resíduos orgânicos, entre outras práticas que levam as pessoas a tornar o seu ambiente de vida mais “verde” e mais sustentável.

         O evento foi de grande importância para ressaltar essas atitudes e apelou a todas as pessoas para que assumam essas práticas em seu cotidiano de vida, levando sacolas retornáveis para as compras de supermercados e no comércio em geral, além das práticas cotidianas em sua residência.

         Também foi ressaltada a responsabilidade das empresas da cidade para com a questão ambiental, principalmente do ramo alimentício, as quais tem uma grande responsabilidade na distribuição de materiais retornáveis aos clientes, evitando a distribuição de materiais plásticos com nível elevado de degradação ambiental.

         O evento foi esclarecedor quanto aos impactos que os hábitos de consumo causam a natureza, com a poluição de rios, enchentes, inundações, danos a flora e a fauna.

4º Ciclo de Debates Florestais
4º Ciclo de Debates Florestais

4º Ciclo de Debates Florestais
4º Ciclo de Debates Florestais

1/11