top of page

Oficinas Eco-Ciente

No primeiro sábado do mês de setembro, o grupo PET Engenharia Florestal realizou mais uma atividade do projeto em parceria com o IFPR campus avançado Quedas do Iguaçu. Desta vez, as atividades tiveram como objetivo a realização de oficinas acerca do solo e coleta de pegada de fauna na trilha que está sendo consolidada. A imersão dos alunos neste contexto, possibilita a eles uma aproximação maior com os diferentes elementos da natureza, propiciando a sua valorização.

Em acordo, a petiana Maraiza Minozzo reforça a importância destas atividades com os alunos do IFPR: “as atividades proporcionam aos alunos uma interação maior com o meio onde vivem”.

As oficinas foram divididas em dois turnos, seguindo pela manhã com a oficina de solos consistindo na introdução de noções básicas da conservação e importância ecológica deste bem e os impactos causados pela falta de sua cobertura, juntamente à confecção de material didático, ilustrando as diversas formas de cobertura e a sua importância para a manutenção e conservação. Esta atividade teve como objetivo estreitar os laços entre os alunos e um recurso de extrema importância para o desenvolvimento sustentável que é o solo, a qual comumente não se atribui tanta importância.


“A ONU - Organização das Nações Unidas decretou 2015 como o Ano Internacional dos Solos e espera que a iniciativa sirva para mobilizar a sociedade para a importância dos solos como parte fundamental do meio ambiente e os perigos que envolvem a degradação deles em todo o mundo.”


Logo após o almoço foi o momento de colocar os alunos em contato com as terminologias utilizadas na zoologia e o estudo de fauna em campo. Durante a dinâmica, os alunos foram convidados a conhecer uma técnica ainda desconhecida por eles, que é o método de pegadas, sendo instruídos primeiramente a conhecer a importância de se fazer o levantamento destes animais nas áreas de preservação e conjunto a montagem de armadilhas com areia e frutas e confecção de moldes de pegadas com gesso, com o que será coletado na trilha.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page