Desbravadores Mirins

Neste domingo (30/09), alunos do PET Engenharia Florestal realizaram uma atividade com o grupo de escoteiros Desbravadores Mirins abordando as especialidades de Árvores e Arbustos. A ação realizou-se pela manhã e os pequenos desbravadores conheceram a importância das árvores, das folhas, diferença entre árvores e arbustos e ainda aprenderam as principais características das folhas. Nem mesmo a chuva atrapalhou a programação. Confira a fala de alguns petianos que participaram da atividade:

"Quando falamos de um assunto, do qual estamos constantemente sendo capacitados, nos aparenta ser algo fácil, ou sem complicações. Entretanto quando abordar desse assunto envolve transferir o conhecimento para um grupo de crianças, entre 7 e 15 anos, se torna desafiador, pois você nunca sabe que tipo de questionamento e nível deste iremos receber. Neste sentido, todo tipo de atividade realizada com crianças é gratificando, nós aprendemos mais do que ensinamos. Na atividade realizada no último domingo com os Desbravadores Mirins não foi diferente, recebemos constantemente perguntas tão simples que pareciam complexas de responder, por exemplo “Como é feito o papel?” ou ainda “Se as frutas tem semente, por que a banana não tem?”, e aí está o desafio, transforme o que é fácil no seu conhecimento científico em fácil para o entendimento da criança. Isso tudo envolve capacidade de resolver problemas, de saber transferir o conhecimento em diferentes linguagens, envolve paciência em repetir o que já foi dito cinco vezes, capacidade de mudar de direção rapidamente, empatia. Enfim, atividades como esta de extensão capacitam o aluno em diferenças áreas na academia e transformam este em um profissional diferenciado." (Graciane Biolchi)

"A atividade realizada com o grupo de escoteiros mirins foi muito gratificante, pois além de estarmos realizando/executando um dos tripé do Programa de Educação Tutorial - PET, nesta atividade estavamos difundido alguns conhecimentos da área da Engenharia Florestal. Área está que ainda é pouco conhecida, principalmente pela importância socioambiental ao qual está diretamente ligada. Me senti muito grato por estar participando desta atividade, pois a cada ação similares a está, tenho ciência que escolhi a profissão certa. Esses tipos de ações são muito gratificante não só para nós, mas para os jovens/crianças ali presentes, pois pode-se observar que o objetivo de repassar conhecimento estava-se realizando. E tenho certeza que após esta ação a imagem que eles tinham sobre o que é uma "árvore" mudou, e que este aprendizado se perpetuará para o seu crescimento pessoal e humano." (Cristian Medrado Canonico)

Posts Em Destaque
Posts Recentes