top of page

XXII SULPET - PELOTAS, RS.

Nos dias 1 à 4 de maio de 2019, o grupo PET Eng. Florestal juntamente com os demais grupos PET da UTFPR - DV, participou do XXII SULPET, realizado em Pelotas - RS, cujo o tema do evento era "Ser Petiano: Formação, Resistência e Transformação'.

O Encontro Regional dos Grupos PET Sul, o SULPET, é o evento em que reúne diferentes Instituições de Ensino Superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para realizar atividades pertinentes aos grupos PET, e o XXII SULPET não foi diferente, pois proporcionou diversas atividades para discutir assuntos referentes ao Programa de Educação Tutorial visando o desenvolvimento dos grupos e o aprimoramento de cada petiano/tutor. Essas atividades realizadas foram:

- ABERTURA: espaço destinado a apresentação do evento, falas da Comissão Organizadora e Reitoria e palestra de abertura.

- OFICINAS E MINICURSOS: foram oferecidos por grupos PET de diferentes IEs e havia restrição quanto a quantidade de participantes. Cada participante podia escolher os temas das oficinas e minicursos que queriam participar.

- APRESENTAÇÃO ORAL: espaço para a apresentação das atividades realizadas pelos grupos PET de ensino, pesquisa e extensão. A submissão dos trabalhos era dividida por 3 eixos e o Grupo PET Eng. Florestal submeteu dois trabalhos, um no eixo de transformação social titulado como "Semeando hoje para colher o fruto de amanhã" e o outro no eixo de formação científica titulado como "Avaliação do crescimento inicial de Erva-Mate (Ilex paraguariensis A. St. - Hil.) em diferentes condições de solo".

- ENCONTRO POR ATIVIDADES: espaço destinado a troca de relatos de experiência entre os grupos, sobre seus projetos de pesquisa, ensino e extensão.

- MOBILIZA PET: o “Mobiliza” é movimento apartidário, que visa lutar pela permanência e manutenção do Programa de Educação Tutorial junto aos órgãos competentes.

- PRÉ GDT E GDT: pela primeira vez em um regional teve a presença do “PRÉ GDT” que foi um espaço pensado para otimizar os trabalhos do GDT que ocorreu no dia seguinte. O GDT é a sigla para “Grupo de Discussão e Trabalho” é dele que surgem os encaminhamentos votados na Assembléia Final. O GDT possui um regimento interno, tempo de fala e regimes de votação.

- ASSEMBLÉIA FINAL: momento principal do evento, onde ocorre a votação dos encaminhamentos oriundos dos GDTs, leitura de cartas e moções, votação da sede dos próximos eventos, repasses da Diretoria e Conselho da CENAPET.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page