top of page

PROJETO BAMBU

No mês de fevereiro de 2023, o grupo PET Engenharia Florestal iniciou a atividade de pesquisa nomeada "Projeto Bambu", que consistiu em realizar o corte, seccionamento, tratamento e análise de algumas varas de Dendrocalamus asper coletadas da UNEPE Povoamentos Florestais da Fazenda Experimental da UTFPR.


As amostras de bambu foram submetidas a dois tratamentos no intuito de testar a capacidade de preservação e comparar os mesmos. No experimento foram utilizados dois preservantes: Borato de Cobre Cromatado (CCB), usado convencionalmente em tratamento de madeira e Tanino, sendo um preservante natural alternativo extraído da casca de Uva do Japão (Hovenia dulcis) retirada da Trilha Ecológica da UTFPR-DV.


Posteriormente ao tratamento, foram realizadas as devidas análises e concluído que o tratamento com CCB propicia ao bambu uma maior resistência a ataques de insetos, quando comparado com a utilização do Tanino. Estes resultados obtidos serão apresentados no evento Jornadas Técnicas Forestales y Ambientales (JOTEFA) que acontecerá de 21 a 23 de setembro, em Misiones, na Argentina.


Os resultados obtidos no projeto, facilitaram a tomada de decisão a respeito do tratamento de bambu a ser utilizado para construção da casa de vegetação que será implementada no Colégio Estadual Dois Vizinhos, outro projeto de extensão que vem sendo desenvolvido pelo PET Engenharia Florestal.


O projeto contou com a orientação do Professor Felipe Rodrigues Alcides, o bambu testado foi fornecido pelo do grupo GPSIS, e o desenvolvimento da atividade foi conduzida pelo grupo PET Engenharia Florestal.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page